segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Porta Bandeira de Escola de Samba: espelhada na Era Vitoriana.




http://74.125.93.132/search?q=cache:pioHJfRUKBUJ:pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_samba+historia+das+porta+bandeira+de+escola+de+samba&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Como a Era Vitoriana influencia diretamente nas roupas de porta bandeira das escolas de samba, certo que com um toque carnavalesco dos tempos atuais como plumagem e brilho com suas enormes rodas, como também traz de certa forma o jeito de dançar. O efeito rodado na Era Vitoriana era obtido através das anáguas, que se tornaram pessadas demais e foram substituídas por crinolinas de armação ou anáguas de arcos, os vestidos podiam ser de mangas curtas ou compridas a depender da estação, sendo que os decotes eram usados só a noite pelas mulheres abastadas, mulheres simples usavam o colo coberto. Toda essa influência nas roupas de porta bandeira foi obtido através do século XIX entre 1837 e 1860.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Costurando Moda: uma análise das práticas vestimentares femininas em Vitória da Conquista Ba,( 1950? 1965)

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=155435


Como a moda em Vitoria da Conquista ( BA ) entre 1950 e 1965 teve seu próprio estilo, sem depender da Capital: Salvador, trazendo a tona as inspirações da época como, desfiles, concursos de beleza e eventos socias, não só ressaltando as damas da sociedade como também as donas de casa.